História

LUIZ MATIAS DO NASCIMENTO, cidadão nascido em 27 de abril de 1896, na cidade de CABECEIRA, MUNICÍPIO DE JERUMENHA, vindo para Goiás à procura de melhores condições de vida. fixou residência na cidade de Boa Vista, hoje Tocantinópolis.

Com grande movimento de embarcações que subiam e desciam o Rio Tocantins, à margem do qual se situava a cidade de Boa Vista, Sr LUIZ MATIAS DO NASCIMENTO, iniciou um pequeno comercio ambulante de mercadorias trazidas do sul de Goiás e norte do Estado do Pará, vendendo-as naquelas imediações e ou permutando-as por gado e vendendo estes nas feiras da cidade de Marabá no Pará.
Com esse movimento de intercambio, foi alargado o seu campo de ação e penetrando pelo sertão do grande norte goiano, partindo de Boa Vista e embrenhando-se pelas densas matas, levando a sua mercadoria.

Nesse ramo de negócio ambulante ficou o senhor Luís Matias do Nascimento, de 1926 a 1936, quando numa dessas viagens em agosto de 1938, tendo chegado a casa de um sertanejo, Timóteo Ribeiro da Cruz, que aqui chegou em 1930, onde ja existiam dois moradores, ali resolver permanecer uns dias e organizar uma feira para venda de suas mercadorias, movimentando a vizinhança, que admirados com a inovação do comercio, correram ao local, chegando mesmo a se contar mais de trinta pessoas.

Animado com o resultado dessa feira, o seu organizador resolveu fundar ali um Povoado, pois o local oferecia condições de sobrevivência, localizado às margens do Ribeirão Gameleira, um sítio muito aprazível, terra fértil para a lavoura e bons pastos para o gado.
Estabeleceu-se ali o senhor Luiz Matias do Nascimento, com um pequeno comercio e, contando com a colaboração dos moradores das vizinhanças, e das autoridades de Boa Vista, conseguiu que fosse construída uma estrada ligando o lugarejo à sede do município e a sua primeira escola primária.

Por sua própria localização ás margens do ribeirão Gameleira, o povoado recebeu essa mesma denominação.
Com o crescente desenvolvimento do Povoado a Câmara Municipal de Tocantinópolis, por força da lei nº 86 de 1º de Outubro de 1953, concedeu-lhe autonomia distrital, alterando o patrimônio para Nazaré. Cinco anos depois, pela Lei Estadual nº 2.133 de 14 de novembro de 1958, foi criado o Município de Nazaré, diário oficial de 28/12/1958, pag. 2, constituindo área do município do mesmo nome e sendo instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1959.

Foi nomeado para prefeito o senhor Luiz Matias do Nascimento no dia 1º de janeiro de 1959 a 1º de maio de do mesmo ano, quando foi substituído pelo seu filho, senhor Raimundo Matias Ramos.

Muito contribuíram para o desenvolvimento desse município os senhores: João Ribeiro de Carvalho e José Tavares Ribeiro.
O senhor Luiz Matias do Nascimento veio a falecer aos 14 abril de 1974.

Fonte

Prefeitura Municipal de Nazaré