Nossa História
LUIZ MATIAS DO NASCIMENTO, cidadão nascido em 27 de abril de 1896, na cidade de CABECEIRA, MUNICÍPIO DE JERUMENHA, vindo para Goiás à procura de melhores condições de vida. fixou residência na cidade de Boa Vista, hoje Tocantinópolis.
Com grande movimento de embarcações que subiam e desciam o Rio Tocantins, à margem do qual se situava a cidade de Boa Vista, Sr LUIZ MATIAS DO NASCIMENTO, iniciou um pequeno comercio ambulante de mercadorias trazidas do sul de Goiás e norte do Estado do Pará, vendendo-as naquelas imediações e ou permutando-as por gado e vendendo estes nas feiras da cidade de Marabá no Pará. Com esse movimento de intercambio, foi alargado o seu campo de ação e penetrando pelo sertão do grande norte goiano, partindo de Boa Vista e embrenhando-se pelas densas matas, levando a sua mercadoria.
Nesse ramo de negócio ambulante ficou o senhor Luís Matias do Nascimento, de 1926 a 1936, quando numa dessas viagens em agosto de 1938, tendo chegado a casa de um sertanejo, Timóteo Ribeiro da Cruz, que aqui chegou em 1930, onde ja existiam dois moradores, ali resolver permanecer uns dias e organizar uma feira para venda de suas mercadorias, movimentando a vizinhança, que admirados com a inovação do comercio, correram ao local, chegando mesmo a se contar mais de trinta pessoas.
Animado com o resultado dessa feira, o seu organizador resolveu fundar ali um Povoado, pois o local oferecia condições de sobrevivência, localizado às margens do Ribeirão Gameleira, um sítio muito aprazível, terra fértil para a lavoura e bons pastos para o gado. Estabeleceu-se ali o senhor Luiz Matias do Nascimento, com um pequeno comercio e, contando com a colaboração dos moradores das vizinhanças, e das autoridades de Boa Vista, conseguiu que fosse construída uma estrada ligando o lugarejo à sede do município e a sua primeira escola primária.
Por sua própria localização ás margens do ribeirão Gameleira, o povoado recebeu essa mesma denominação. Com o crescente desenvolvimento do Povoado a Câmara Municipal de Tocantinópolis, por força da lei nº 86 de 1º de Outubro de 1953, concedeu-lhe autonomia distrital, alterando o patrimônio para Nazaré. Cinco anos depois, pela Lei Estadual nº 2.133 de 14 de novembro de 1958, foi criado o Município de Nazaré, diário oficial de 28/12/1958, pag. 2, constituindo área do município do mesmo nome e sendo instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1959.
Foi nomeado para prefeito o senhor Luiz Matias do Nascimento no dia 1º de janeiro de 1959 a 1º de maio de do mesmo ano, quando foi substituído pelo seu filho, senhor Raimundo Matias Ramos.
Muito contribuíram para o desenvolvimento desse município os senhores: João Ribeiro de Carvalho e José Tavares Ribeiro. O senhor Luiz Matias do Nascimento veio a falecer aos 14 abril de 1974.
povoado teve seu desmembramento da cidade de Itacajá em, 20 de fevereiro de 1991.
Para ler mais clique AQUI
Gestão Atual

Clayton Paulo Rodrigues
Prefeito - Gestão 2021/2024.
Partido: PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Lourivan Andrade Araujo
Vice - Gestão 2021/2024.
Partido: PSC (Partido Social Cristão).
Brasão do Município
